7º ANO: ÁRABES - UM PROFETA, UMA CIVILIZAÇÃO E UMA NOVA RELIGIÃO


Aula expositiva sobre o Islamismo
No link acima está disponibilizada a aula sobre árabes e o islamismo.
As atividades corrigidas estão no fim dos slides. Não deixe de revisar as atividades!!!!!



Os vídeos abaixo, da série "Grandes Civilizações" contam, de uma maneira divertida, a história do Islamismo. Além disso, fazem uma contextualização do que está acontecendo no mundo ao mesmo tempo que a expansão muçulmana está ocorrendo a partir do século VII:

Parte 1:
Na primeira parte dessa animação sobre o surgimento do Islamismo, os principais acontecimentos da vida de Maomé são apresentados (nascimento, Noite da Revelação, Hégira e a morte de Maomé) e como a religião islâmica surgiu na Península Arábica.

Parte 2: 
Nessa segunda parte da animação, são mostradas as principais contribuições artísticas, culturais e arquitetônicas dos árabes. A álgebra, a medicina, a literatura, a arquitetura,




VÍDEOS SOBRE MALALA
O vídeo acima é uma homenagem ao discurso que Malala realizou na reunião das Nações Unidas (ONU) em defesa da educação de meninas em alguns países muçulmanos.

Trailler do filme sobre a vida e a luta pelo direito à educação de Malala.



Mini-documentário sobre a história de Malala

LIVROS SOBRE MALALA
                     
Sinopse do livro: Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria. Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente.




Para os curiosos e curiosas:  
http://historiadomundo.uol.com.br/arabe/ 


Reportagens da Revista Superinteressante sobre aspectos de Maomé e da religião muçulmana:

A face oculta do criador do Islã: pequena biografia de Maomé





                     Vídeo diferenciando árabes e muçulmanos



4 comentários: