6º ANO: FONTES HISTÓRICAS


No módulo 2, estudamos sobre as fontes históricas e o trabalho do historiador. Clique no link abaixo para ter acesso a aula sobre FONTES HISTÓRICAS:
AULA SOBRE FONTES HISTÓRICAS



Para visualizar as atividades que realizamos e corrigimos em sala, clique no link abaixo:
ATIVIDADES CORRIGIDAS - MÓDULO 2



Animação "Uhug na Serra da Capivara" que trata de forma lúdica a pré-história no território que hoje chamamos de Brasil, mais precisamente na Serra da Capivara, um importante sítio arqueológico situado no estado do Piauí. 


Vídeo sobre as cavernas de Lascaux, uma gruta repleta de Arte Rupestre na França e a montagem de um Museu na França que imita a gruta. 
É muito massa!!!!!!!!!!!!!!!



COMO ARQUEÓLOGOS SABEM SOBRE A IDADE DOS OSSOS E MATERIAIS QUE ELES ENCONTRAM??


                                        Vídeo sobre o trabalho de arqueólogos no Brasil:
Esse vídeo fala sobre o trabalho dos dois principais arqueólogos brasileiros: Niède Guidon e Walter Neves, além de mostrar a principais descobertas no Brasil. Uma pequena amostra Sítio Arqueológico da Serra da Capivara e os mais antigos vestígios de presença humana na América.



Os arqueólogos da USP (Universidade de São Paulo) estão desenvolvendo um game sobre os Sambaquis. Veja esse vídeo resumindo o que estão desenvolvendo e nos próximos módulos falaremos mais sobre esse povo que viveu no território brasileiro há milhares de anos. 




Sites de museus e curiosidades sobre os registros históricos no Brasil e no mundo

Site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que protege e promove os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

Site da Biblioteca Digital Mundial: o acervo reúne manuscritos, fotografias, material cartográfico e outros tantos documentos de culturas variadas e de diferentes épocas que foram digitalizados e estão disponíveis para consulta on-line, em sete idiomas, incluindo o  português.  

Fundação do Museu do Homem Americano: o site oferece um painel dos vestígios dos antigos habitantes da atual região do estado do Piauí com imagens das pinturas rupestres da Pré-História no Brasil.

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo: no link “Acervo – Arqueologia brasileira”, há textos e um álbum de fotografias com algumas das peças do museu.


  PARA OS CURIOSOS E AS CURIOSAS:

Livro online sobre Sítios Arqueológicos no Brasil, publicado pela UNESCO:
http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002335/233500m.pdf

Livro online sobre Patrimônios da Humanidade no Brasil, publicado pela UNESCO:
https://nacoesunidas.org/unesco-lanca-publicacoes-sobre-sitios-arqueologicos-e-patrimonios-mundial-e-imaterial-no-brasil/ 



NÃO ESQUEÇAM OS SÉCULOS EM NÚMEROS ROMANOS:



2 comentários: