7º ANO: ENCONTROS BÁRBAROS

Aula sobre Roma Antiga
No link acima está a aula sobre Roma Antiga desde a Monarquia Romana até o fim do Império Romano. Estudem e não esqueçam que os principais temas estão na Orientação de Estudos.

GRANDES CIVILIZAÇÕES: ROMA ANTIGA

______________________________________________________________________

Aula sobre os povos "bárbaros" e o Reino dos Francos
Nos links acima estão as aulas sobre o Império Merovíngio, o Império Carolíngio e a fragmentação do território que levou ao início do feudalismo no Europa.


Grandes Civilizações: O IMPÉRIO CAROLÍNGIO
PARTE1: 
Nessa parte, a ênfase é na formação do Império Carolíngio, a partir das invasões bárbaras, principalmente o reino dos francos. Explicação como as terras foram divididas entre os cavaleiros na Europa feudal, dando origem aos feudos e a sociedade feudal.

PARTE 2:
Nesse episódio, há explicação sobre reis francos da dinastia Carolíngia mais importantes: Pepino, o Breve e Carlos Magno. Também fica evidente a importância da aliança com a Igreja Católica e os reis francos. Há uma ênfase na importância que Carlos Magno deu à cultura e ao conhecimento no seu reinado.


Vídeo aula sobre as invasões bárbaras, com cenas de filmes sobre esses povos. Tem conceitos que trabalhamos nas aulas, como o modo de vida desses povos (economia, assembleias de guerreiros, religião)  e as causas das invasões no território romano. Além disso, mostra os povos germânicos. 

____________________________________________________________________________

No link acima estão todas as atividades corrigidas do Módulo 2: revisando Roma Antiga e o Reino dos Francos. REVISAR OS EXERCÍCIOS É UMA ÓTIMA MANEIRA DE ESTUDAR!
BJOCASSSSS!!!!

_______________________________________________________________________________

Para relaxar: os quadrinhos que iniciaram nossa discussão sobre os bárbaros.
HAGAR


Trailer do filme Asterix e o domínio dos deuses



Site oficial dos quadrinhos sobre Asterix


Um comentário:

  1. https://youtu.be/SWpGj19qBwE
    Video do trabalho
    Lucas Rocha, Diogo Resende e Douglas

    ResponderExcluir