6º ano: VIDA URBANA E RELIGIOSA

     
Aula sobre a complexificação das cidades
   Clique no link para rever a aula sobre a complexificação das cidades no período Neolítico.
A atividade 1, sobre o estandarte de Ur também está na apresentação acima. 

Aula sobre crenças religiosas e tolerância religiosa
No link acima está a aula sobre crenças religiosas e as correção das atividades do módulo 5.





Observe o mapa abaixo e veja a localização das primeiras grandes cidades:



Vídeos sobre as primeiras grandes cidades e civilizações:
Grandes Civilizações  Mesopotâmia
Esse vídeo conta a história das primeiras civilizações e do Crescente Fértil. É muito interessante para compreender sobre como as primeiras aldeias foram ficando mais complexas, os trabalhos foram se diversificando (surgindo soldados, escribas, sacerdotes e governantes), as técnicas agrícolas se aprimoraram. 





                                                           História do Estandarte de Ur 
Esse curto vídeo apresenta-nos o Estandarte de Ur, uma placa de madeira feita há 5 mil anos que retratava a vida dos habitantes da cidade de Ur, uma cidade sumeriana na Mesopotâmia (atual Iraque). Ao final, há uma explicação interessante sobre a especialização do trabalho, ou seja, as funções que as pessoas tinham naquela sociedade. 


ANIMAÇÃO SOBRE A VIDA NA MESOPOTÂMIA HÁ MILHARES DE ANOS. 
É uma narrativa histórica de uma menina que vivia na Mesopotâmia, narrando os principais aspectos desse povo e de sua civilização, as condições geográficas e climáticas, a cultura, a alimentação, engenharia (canais de irrigação, diques), o calendário, o desenvolvimento da escrita, etc. 

É um vídeo muito interessante!!!!!!!!!!



INVENÇÃO DA ESCRITA: CURIOSIDADES

O documentário acima intitulado "A História da Palavra - O nascimento da escrita" mostra o trabalho dos historiadores e arqueólogos para determinar quando a escrita foi desenvolvida e para isso apresenta o desenvolvimento das primeiras grandes cidades. Mostra as ruínas da cidade de Uruk, no Iraque. Também mostra as grandes civilizações antigas. 
Além de ser muito legal, o vídeo traz muitas informações que vimos em sala de aula. Vale a pena!!!





PARA REFLETIR SOBRE TOLERÂNCIA RELIGIOSA

TOLERANTIA é uma animação que discute a intolerância religiosa e a violência. Para refletir sobre o outro e nós. Para refletir sobre a importância do respeito a todas as pessoas, costumes, religiões, culturas. 

3 comentários: