8º ano: ILUMINISMO

AULA SOBRE ILUMINISMO
No link acima está a aula expositiva.


ATIVIDADES CORRIGIDAS - ILUMINISMO
TODOS OS EXERCÍCIOS DEVERIAM SER REVISADOS, POIS HÁ TABELAS COMPARATIVAS QUE FACILITAM O ENTENDIMENTO DAS MUDANÇAS QUE OS ILUMINISTAS QUERIAM.
Bom divertimento!!!!





Vídeo sobre o Iluminismo de uma série educativa portuguesa. 
Se você tiver dificuldade para entender o português de Portugal, pode diminuir a velocidade clicando em configurações/detalhes no vídeo (segundo ícone que aparece da esquerda para a direita), velocidade (coloque em 0,75 ou 0,5).


Essa teleaula é muito bem produzida e tem aspectos importantes do Iluminismo que estudamos em sala de aula. Para relembrar e estudar!


O Iluminismo foi um movimento de ideias desenvolvido essencialmente no século XVIII e que acabou levando ao fim do Antigo Regime e aos movimentos de independência das colônias na América. O vídeo analisa o Iluminismo no contexto do Antigo Regime, desde o pensamento precursor de John Locke, seguindo pelos principais filósofos iluministas e chegando à atualidade.


Nesse vídeo há um grande resumo sobre o Renascimento, Reforma Protestante, Monarquias Absolutistas inglesa e francesa, Iluminismo. 
A partir dos 16 minutos, há um ótimo resumo sobre tudo o que cairá na prova.
O Iluminismo  aparece a partir dos 22 minutos.
Vale muito a pena!



LIBERALISMO ECONÔMICO


Pequena biografia de Adam Smith


A Lei da oferta e da procura de uma forma divertida!!



VÍDEOS, TEXTOS, SITES PARA REFLEXÕES SOBRE O MUNDO ATUAL

Vídeo "ASSINATURA", da Anistia Internacional
O vídeo traz uma mensagem sobre a importância da participação política, através de abaixo-assinados, para a garantia e a luta pelos direitos humanos no mundo. Demonstra como a participação, por menos que ela possa parecer, pode fazer diferença na vida de muitas pessoas na luta por um mundo mais justo.




Vídeo: Anistia Internacional - nosso negócio é mudar o mundo


A história de Ivine e o travesseiro
Para Ivine, de 14 anos, a guerra na Síria tomou um teve um impacto enorme em sua casa, sua família e seus sonhos. "Eu tenho pesadelos sobre essas cenas , e eu choraria . Eu acordava e meu travesseiro seria encharcado de todas as minhas lágrimas. "Trazemos a sua história para a vida.


Mustafa sai para uma caminhada
Você já imaginou como uma criança se sente quando é forçada a abandonar sua casa, seus amigos, seus brinquedos por causa de uma guerra? Essa é a história de Mustafa.


Malak e o barco
Malak, uma menina síria de 7 anos, fugiu da guerra na Síria com sua família. Eles passaram por uma perigosa jornada pelo Mediterrâneo. Nenhuma criança deveria passar por isso.

Para mais informações sobre a Anistia Internacional acesse:

Para informações sobre outras ONGs que lutam por participação política e direitos humanos:

A Constituição Federal do Brasil Online:

A MATRA é uma organização não governamental que fiscaliza a gestão pública em Marília e propõe projetos para melhorar a qualidade de vida na cidade. 


Esse site é elaborado por jovens que dedicam uma parte do seu tempo para discutir política e praticar a cidadania. Esse link é um texto sobre patrimonialismo e sobre interesses privados acima dos interesses públicos. Vale muito a pena ler!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário